sexta-feira, 28 de agosto de 2015

PALHETA, QUAL O SEGREDO?


Aproveitando a oportunidade do momento, em que o campeão do Nordeste de 2015 foi Alvaro Paletrício ( o cara mais apaixonado por palhetas!), resolvi falar um pouco sobre essa peça fundamental em nosso esporte. Além do campeão ser um apaixonado por elas como já disse, eu no meu caso fui prejudicado parcialmente nesse mesmo campeonato pela quebra dias antes desse apetrecho importante.
Fatos que me fizeram falar um pouco sobre elas:
Sempre entendi que o chute não tem que ser força e sim jeito, um bom posicionamento do atleta, uma pegada perfeita, ajuda muito na eficiência do chute, porem como toda regra tem suas exeçoes, existem botonistas que chutam de forma esquisita e conseguem fazer muitos gols.
Todo botonista sonha em encontrar a palheta mágica, aquela que vai fazer os tão almejados gols, mas não é assim.
O chute depende de muitos fatores, entre eles a força relacionada a distancia da barra, além do angulo da bainha do botão.
Já vi palhetas de varios materiais, PVC, Acrílico (mais usada), celuloide, polietileno, chifre de boi, PETG, poliestileno, tartaruga ( mais cobiçada). Existe tambem aquelas mais curiosas, feitas com objetos ou materiais curiosos, como por exemplo: cartão de crédito, chupeta, élice de ventilador, lente de óculos e até quem use um pente substituindo a mesma. Se é certo ou não? O fato é que a insistência e treinamento do botonista também interfere no resultado do chute.
Além de alguns materiais citados, existe outros fatores importante, tamanho, espessura e o mais curioso: a forma. Pode ser em forma de u, oval, meia lua ou tipo uma régua.
Porém além de tudo isso é preciso que os nervos do botonista esteja tranquilo, pois qualquer fator que interfira no peso ou força do chute, faz tudo dá errado.
Umas das dicas que eu sempre digo, é a do posicionamento do corpo, tipo pé de apoio, cotovelos na mesa, estabilizam a força colocada no chute.
Se me perguntar qual palheta eu prefiro , diria que sou fã das de tartaruga, mas não consigo chutar direito com elas, são muito lisas em qualquer superfície, mas uma das mais eficientes que usei até hj foi uma de poliestileno, não é a mais linda, mas é super eficiente, não grudam e não quebram.
Para finalizar , uma outra dica , essa sim , mais diretamente ligada a palheta, marque o lado e a posição que vc vai chutar na palheta, uma seta ajuda muito, pois nenhuma palheta tem lados iguais nem bordas super simétricas.

BOM CHUTE !

Nenhum comentário: