terça-feira, 27 de outubro de 2009

atitude X internet

Ultimamente tenho navegado entre os sites de ZZ e Armandinho, realmente dois canais que precisavamos a muito tempo, detalhe para as entrevistas , cada uma melhor do que a outra, na entrevista de Reinaldo( bola e botão), vemos que não é preciso está tão perto pra notar os problemas que atrapalham o crescimento do esporte em nossa cidade, o fecho da entrevista é sensacional. Na de Armando por Deus, no site de ZZ, vemos que apesar do tempo parece que a coisa não mudou, ou melhor as pessoas não mudaram, o entrevistado lamenta a falta de sangue novo, e é verdade, isso desmotiva qualquer um que queira ver o futebol de mesa crescer, desmotiva qualquer pessoa que queira investir no esporte, porém ainda tenho muita esperança que tudo isso vai mudar, pessoas serão reconhecidas e entendidas em seus propósitos.

3 comentários:

Rodrigo Campelo disse...

Apesar do meu recente retorno ao mundo dos botões é visível e completamente perceptível a falta de renovação nesse esporte. O número de crianças praticando é muito baixo. Acho que o problema está na falta vontade e ou interesse dos clubes e associações de divulgar o esporte nas escolas e de criar ambientes melhores para receber novos adeptos. Como pode haver uma renovação se as crianças não tem acesso ao futebol de botão?

Acho que o passo fundamental é criar interesse nas escolas e depois a criação de ambientes receptivos para prática do esporte com instrutores que tenham em mente que o ideal é criar interesse nas crianças de forma lúdica para que sintam prazer em ir a uma aula para praticar o botonismo como se vai a uma escolinha de futebol, de vôlei ou de qualquer outro esporte.

Havendo essa renovação com certeza vários novos talentos apareceriam e ajudariam a elevar o nível e a divulgação do futebol de mesa pernambucano e brasileiro fazendo com que o esporte tivesse um crescimento muito maior e ai sim, seria um grande passo para tornar-se um esporte reconhecido e quem sabe, olímpico.

Estou disposto a participar e ajudar o quanto puder de alguma forma nesse processo, gosto muito do botonismo, não sei porque passei tanto tempo sem jogar. Estou voltando e conhecendo novas regras e espero ajudar de alguma forma.

Podem contar comigo!

Adolfo disse...

Akiles,vc disse tudo.
A renovação é urgente: de idéias, de pessoas, de atitudes. Esse maravilhoso esporte, cujo maior legado talvez seja a formação de amizades, corre o risco de ficar estagnado. Para isso é necessário a divulgação dele como Esporte verdadeiro que é, seja através de políticas públicas com inserção escolar, seja por meio de associações privadas com interesse na sua massificação.
É impressionante como alguém que está fora do Estado, como o Reynaldo, grande botonista e fabricante, tenha dado um relato tão verdadeiro do estágio atual do botonismo.
Também tenho o maior interesse em divulgar e praticar esse esporte, seja em que regra for, pois, como disse, formar amigos é uma grande jogada - desculpe o trocadilho - do futebol de mesa.
Abraços

Dr. Botão disse...

É muito satisfatório, ver dois comentarios tão inteligentes, ainda mais quando se trata de dois novos adeptos, com certeza iremos aos poucos somar forças e tentar de vez fazer desse esporte um verdadeiro gol laço.