Nesta postagem gostaria de falar sobre a importancia do F.M. para as pessoas em geral.
Esta semana estava navegando quando li um texto em que uma pessoa pra dizer que a outra não entendia nada de futebol escreveu " você só entende de jogo de botão", me senti ofendido por varios motivos, no entanto é comum se ouvir frases como esta, no campo muitas vezes escutamos alguém na torcida gritar " tu é técnico de jogo de botão". Na verdade as pessoas não sabem que o jogo de botão é respeitosamente o Futebol de Mesa, este reconhecido como esporte pela CBD, mas nunca vai deixar de ser visto como brincadeira de criança, eu acho que nosso esporte tem muito haver com criança sim, pois ele é principalmente lúdico e fantasioso, é nele que muitos transformam os seus desejos futebolísticos em realidade, no entanto nos mesmos as vezes deturpamos a seriedade desse esporte, colocamos nossa paixão e desejos de vitória acima de amizades e princípios morais, que mais tarde vem nos custar caro, mas isso não é o assunto da vez.
Voltamos ao assunto da importância e valorização do F.M. , em minha opinião enquanto uma empresa ou instituição não ver esse esporte com um cunho social e ele se tornar um esporte de visibilidade, ele nunca vai deixar de ser o "jogo de botão", pois ele continua sendo visto assim até pra algumas pessoas que o pratica. Era bom se esse esporte deixasse principalmente de ser hereditário, pois é raro ver uma criança que jogue ele sem que seu pai, tio ou avô o tenha apresentado. Perdemos com facilidade para o vídeo game, e sabe qual o jogo mais jogado nos P.S. ? O futebol ! É incrível, vejo isso na minha própia casa, meu filho acha mais fácil e prático jogar o P.S. , mas quando vai pro campo de madeira não resiste e a paixão reaparece, não tem comparação é claro. Pois no F.M. nem tudo é "previsivel" ou a palavra seria "programado".
Nesses poucos anos de F.M. que vivi, comparando aos de Zig Zig ( kkkkkk), já vi muitas coisas acontecerem:
_ vi pai querendo bater em filho porque perdeu.
_ vi filho chorando com medo do pai, porque tinha perdido.
_ vi amigo esquecer o valor de uma amizade, pois a vitória era mais importante.
_ vi pessoas fugirem do trabalho para treinar chutes nos C.T. (inclusive no meu C.T.)
_ vi pessoas acordarem na madrugada pra treinar chutes.(será que eu já fiz isso?)
_ vi muitas outras coisas que poderiam ser escritas por aqui, mas deixa pra lá.........
Por tais motivos vemos que o F.M. realmente é emocionante e que deveria ser levado mais a sério pelas pessoas que não o praticam e nós que somos os atletas descriminados desse esporte deveríamos está sempre vigilantes a isso.
Em toda rua se você procurar, vai encontar alguém que já foi campeão em "jogo de botão", então porque é tão díficil difundir melhor esse esporte?
Vamos continuar apenas sendo "técnico de botão", é?
2 comentários:
Amigo, assino embaixo. A bem da verdade o lado lúdico do botão é algo imanente a ele, faz parte de sua essência. Não nos esqueçamos, porém, que se cuida de um Esporte, por definição e conceituação legal. A vantagem é se tratar de uma modalidade relativamente barata em termos de custos de equipamento, e sobretudo que amplia a socialização do indivíduo e desenvolvimento da condição psicosocial e motora. O viés negativo é a pouca divulgação como resultado dos próprios praticantes que preferem guardar para si os seus fundamentos, com temor de serem vencidos na mesa.Somente com visão construtivista, esse rótulo - que muito me incomoda -, esmaecerá. Resta, assim, aos que amam essa modalidade esportiva ter uma visão/ação construtivista da coisa. Grande abraço,
Adolfo
Muito bom seu comentario Adolfo, você é uma dos amantes icondicionaldesse esporte, tenho certeza que você faz parte de uma nova geração que pode fazer esse esporte conseguir seu devido respeito em pernambuco. Avante sempre!
Postar um comentário