sábado, 25 de outubro de 2008



Esses dois times tem alguns fatos interessantes:

O branco, fabricado por Pexe, inicialmente era um Fluminense, porém depois virou Estrela D`ouro , mas manteve a escalação com Dorval, Rivelino e outros grandes nomes, foi acrescentado a ele um ataque menor com 19° grau, com esse time tivemos algumas conquistas tais como: Campeão da última etapa do PE 2006, bi campeão de torneio realizado pela Liga de Casa Amarela.

O vermelho, foi adquirido em Socorro, o interessante desse time é que fomos para o Brasileirão certos de jogar com o Asa Fluor, porém depois de várias derrotas num ato de desespero pegamos esse time numa troca e colocamos ele no campo de jogo , o resultados foram algumas vitórias expressivas que nos manteve na competição, porém ao chegar em Recife esse time sempre se mostrou cansado e sem disposição pra correr em campo, o time é de uma beleza impar e tem uma escalação hístorica.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Meus Times ... Parte 2



Pra começar, vamos falar especialmente desses dois times.

O de cima é o ASA arroz, esse time é o mais antigo que restou, por contenção de despesas tem apenas 10 botões, fabricado por Lourival, seu angulo é 19° , ele faz parte da minha coleção por ter sido com ele que conquistei o meu primeiro troféu na regra paulista, foi num torneio em Maceió ( Taça Botafogo).

O de baixo é o ASA Fluor, esse time era de Albérico, acho que foi feito por Lourival, quando participei do meu primeiro brasileirão em Socorro-SP, esse time foi muito cobiçado por sua beleza, Cauê de Santa Catarina chegou a ofertar 4 times por ele e eu não fiz negócio, ele hoje não joga mais e foi mexido varias vezes em sua angulação.

Meus Times ...Parte 1


Essa é a primeira entre outras postagens que vão falar um pouco dos times que possuo na minha coleção, é difícil sustentar alguns times, pois como se sabe comercializo botões e as propostas indecentes são várias. Mas estes possuem sempre uma curiosidade ao qual faz com que permaneçam em minha posse.

Também vale registrar alguns que se foram e deixaram saudades, tais como:

- O primeiro time da regra 12 toques, um time laranja com escudos do ASA, comprei de Armandinho.
- O time branco perolado com aros Azul e Vermelho, era de André Sgt (saudades desse amigo) e foi negociado no brasileirão de 2006 com Bartolomeu-RJ.
- O time azul claro que tinha Robinho, um botão grau 35.
- O Vila Real, esse por sinal está comigo para reformar , só que ele pertence a Roberto Alves ( Maceió-AL ), pode ser que volte pro papai, he he.




segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Novas visitas ao CT Favelão.


O CT Favelão anda meio esquecido, porém ultimamente recebeu duas visitas no mínimo interessantes, primeiro o amigo Allex Araújo, esse faz parte do mesmo grupo que trabalho e de tanto ouvir eu falar em "botão", demonstrou interesse em conhecer o nosso esporte, Allex realmente tem "palheta", sabe tocar e chuta muito bem , tanto e´que conseguiu fazer um gol em sua estréia, espero que o mesmo tenha sido contaminado por essa magia que é o futebol de mesa.

Uma outra boa visita foi a do nosso amigo Qualhada (foto acima), esse é o cara que simplesmente dispertou em mim o interesse em fabricar botão, suas dicas foram importantíssimas, para o meu conhecimento em fabricação de botões. Jogamos duas partidas (Santa Fluor 4x3 Botafogo e Santa Fluor 4x5 Botafogo), Qualhada com seu Botafogo, conseguiu fazer lindas jogadas e muitos gols, apesar de não conhecer ainda a regra na íntegra demonstrou que se vier à disputar competições entre a gente, vai estar entre os melhores.

sábado, 11 de outubro de 2008

Copiando ZZ-Futmesa !


Estava por aqui navegando e ao visitar o site do nosso amigo ZZ vejo nada mais do que uma linda homenagem ao nosso amigo ZigZig, parabéns ZZ , isso é o que tenho a dizer logo de início.

Pegando esse gancho resolvi copiar a idéia e homenagear nesse dia da criamça, essa figura máxima do futebol de mesa que é nosso Zig Zig, vamos lá.

Já faz alguns anos que voltei a "jogar botão", tudo por causa de meu filho que um dia voltou a despertar essa paixão que estava contida dentro de mim, pra surpresa minha ao ir comprar botões no centro de Recife encontro um senhor de idade, ainda não era Zig, chamava-se Damasceno, esse me convidou para ir jogar em afogados numa liga que lá existia, fiquei encantado ao saber que outras pessoas adultas tinha essa paixão e levava muito a sério.
Depois de algun tempo deixei de jogar em afogados e conheci a Associação Pernambucana de F.M. , por lá eles jogam uma regra muito boa (bola de borracha), cheguei a ter conhecimento desse grupo através de Armandinho, é ai onde entra Zig Zig na história, foi Zig Zig que influenciou a esse ainda garoto na época Armandinho a se tornar um dos melhores botonistas de pernambuco. A figura carísmatica de Zig era notável, em pouco tempo aquele senhor já tinha a minha simpatia, torcedor do Santa Cruz, porém com um grande defeito de ter como outra paixão o Flamengo, em pouco tempo essa pessoa já me rendia elógios, achava ele que eu jogava muito , he he he.
Zig é sempre notícia por onde passa, um exemplo disso foi no brasileirão em 2006 em Socorro-SP, por lá ele cansou de posar para fotos como celebridade, é também dono de algumas perólas, uma delas é a frase " SAI DO GOL FELA DA P...".Com seus botões que conseguem cobrir o goleiro adiantado mesmo se a bola estiver na marca do pênalti, Zig tem um jogo técnico e cheio de malandragem, é assim que ele consegue tirar do sério jogadores de ponta, já vi neguinho quase doido por causa de suas ceras ( vale salientar que raramente ela passa de 5 segundos permitidos), eu mesmo já sofri muito e quase sempre nosso jogo é difícil.
Zig é um dos atletas da equipe do Santa Cruz, e temos muito orgulho disso, pois ele é um dos grandes valores desse esporte para pernambuco, porém como o tempo não dá trégua nosso "garotão mais velho" começa a dar sinais de cansaço, agora ele já aparece acompanhado de uma bengala, mas com seu Flamengo embaixo do braço, quando pergunto a ele. Tá ficando velho É? Ele responde rindo , fazer o que?

É pra você Zig que dedico esse dia das crianças . Afinal de contas esse esporte que nós praticamos oferece essa magia de forma gratuita.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Futemesa no BJ.



No sábado dia 4 de outubro, mais uma vez o Dr. Botão foi convidado para levar a magia do futebol de mesa pra uma escola, desta vez foi o Burreua Jurídico na madalena, um dia que foi reservado para diversão das crianças as 2 mesas que foram levadas despertaram muita curiosidade. Como já foi observado em outra ocasião, o que podemos notar é que a ansiedade de ver logo resultados atrapalham as crianças, as mesmas estão muito acostumadas com vídeo games, não tem muita cordenação motora para brincadeiras que exigem mais habilidade, nos games tudo está pronto é só apertar botões, mesmo assim o sucesso foi geral.

Entre as crianças descobrimos 3 delas que demostraram muito talento e que poderiam estar entre nós botonistas, inclusive jogam em casa nos seus campos tipos "ESTRELÃO".


Mas é isso ai, vamos plantar essas pequenas sementes por ai à fora, quem sabe não aparece um novo campeão.

domingo, 5 de outubro de 2008

10 anos se foram!





Estava neste domingo mexendo nos arquivos e por acaso encontro uma pasta do amigo Flávio Afa, que guarda algumas reportagens antigas (1998) em que mostrava o futebol de mesa modalidade 12 toques em destaque, na ocasião a reportagem citava as competições realizadas na dependencias do Santa Cruz, lá já se encontravam botonistas muito conhecidos do nosso meio, destaque para Zig Zig, na época com 61 anos jogava com seu Flamengo e até hoje faz raiva. A diferença de idade também era notável, tinha Rafael Aquino com seus 8 anos mostrando sua habilidade, Rafael vinha de uma família de tradição no F.M. , filho de Albérico e sobrinho de Armando, tinha que ser fera.
Em 2000 , alguns botonistas se preparavam para mostrar suas caras numa competição nacional, Albérico, Armando, Adulcio, Ricardo , Alvaci, Henrique, Thyago, Alvaro, Kilmer , Flavio e Rafael iriam mostrar a força do nosso esporte pelas bandas de lá, não sei informar se esse foi o primeiro brasileiraão com participação de pernambuco, vou pesquisar melhor.
Outro detalhe é que desde 2001 que pernambuco tenta realizar o campeonato nacional em Recife, na última vez estava tudo certo , porém por questões de uma crise economica em uma empresa aérea o fato se tormou inviável, existe uma previsão para 2010, vamos torcer por isso.
O que vale salientar em tudo isso, é que nesse tempo poderíamos ter uma equipe de botonistas muito grande, por consequência poderíamos ser bem mais fortes, porém por muitas questões as coisas não progridam tão rapidamente:
- A grande quantidade de regras jogadas na cidade, muitas vezes distribui os botonistas em focos espalhados pelos bairros, esses ficam presos a paixão por seus botões antigos e muitas vezes desconhecem uma regra oficial e suas vantagens.
_ Problemas pessoais levam pessoas a tomarem atitudes que influenciam no andamento do progresso desse esporte, por consequência ainda não temos um reconhecimento e nem somos vistos pela mídia como um esporte de "gente grande"
_ A falta de apoio por partes de alguns clubes, torna o acesso desse esporte mais difícil para novos adeptos.

Existem outros fatores que não contribuem para o nosso fortalecimento, porém não poderíamos deixar de elogiar algumas pessoas que são de extrema importância na manutenção do F.M. , Armandinho, Pena e Alexandre vem segurando essa onda em Recife, já pelas bandas de Caruaru Éder, Sérgio e Zé Edson fazem sua parte.

Precisamos voltar aos tempos de casa cheia, abraços a todos.